quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ilha Comprida- HISTÓRIA

HISTÓRIA:

Como em todo território nacional, os índios foram os primeiros habitantes da Ilha Comprida.


Mas.... no século XV começam a chegar os degredados europeus (criminosos comuns, as vezes por motivo político ou religiosos que eram exilados de Portugal)

Mestre Cosme Fernandes Pessoas, ou, Duarte Peres foi um dos colonizadores,
formado em Coimbra e com prestígio na Corte de D. Manuel, caiu em desgraça e foi degredado. O navio Armada do Espanhol -Américo Vespúlcio, atracou à Ilha do Bom Abrigo, ao sul da Ilha Comprida. Os índios Tupis aprisionam o Bacharel, porém ele acaba ganhando a confiança e casando-se com a filha do cacique e se instala na vila Maratayama.
Em 1534 outro refugiado: Rui Garcia de Mosquera constrói um Forte na Ponta da Trincheira para operações de piratarias e saques com seu amigo Bacharel, que por sua vez, já conhecia tudo por lá. No início do século XVII, a Coroa Portuguesa divide "suas terras" por meio das Cartas de SESMARIAS (Fonte:http://www.ilhacompridapraias.com.br/historia-ilha-comprida.html)
Por volta do século XVIII é fundada a Vila: Nossa Senhora da Conceição da Marinha que chegou a ter Câmara e corpo de vereadores, igrejas e cemitérios. 
Século XX a Vila de Pedrinhas começou a ser desenvolvida por pescadores.
Outra é Vila Nova, que é repleta de mistérios e lendas: cemitério indígena sambaquis de grande valor arqueológico.(nome que vem da língua Tupi: 'Ki' - monte de conchas, são amontoados de restos de moluscos, ossos e outros materiais acumulados ao longo de até 6 mil anos)

"Os principais sambaquis de Ilha Comprida são: Nóbrega, Patos, Juruvaúva, Ponta Grossa e Vamiranga."(http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=276340)


Antes de se tornar município, por volta de 1938, era distrito de Iguape, com 70% do território, e de Cananéia com 30% do território.
O movimento de emancipação iniciou na década de 80,sendo que em 1991 com plebiscito, a decisão foi tomada pela população para criação do município que foi fundada em 05 de março de 1992, com acesso, por meio das balsas, no boqueirão sul ligando à Cananéia e boqueirão norte ligando à Iguape.

Em 2000 foi inaugurada a Ponte Prefeito Laércio Ribeiro ligando o Boqueirão norte com a cidade de Iguape. Desde então o número de turista aumentou e consequentemente o desenvolvimento econômico também.





fotos: https://www.facebook.com/MaravilhaseCuriosidadesDeIlhaComprida?fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário